Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

10 Razões para Você Amar o Mata Nativa

Em 22 de agosto de 2019
Uma lista de 10 razões para amar o Mata Nativa. Lógico que existem muito mais, mas ainda assim vale a pena conferir! Venha se apaixonar também!

Se você é um leitor assíduo do blog, já deve saber que o Mata Nativa conquista o coração de quem o utiliza. Mas se você ainda tem alguma dúvida de que o Mata Nativa é só amor, vou te dar 10 razões para você acreditar no que eu estou dizendo.

1. Você economiza tempo

E eu não estou falando de alguns minutinhos não. Estou falando de dias de trabalho.  Você vai economizar tempo por dois motivos principais: o software entrega todos os cálculos em poucos minutos e você também economiza horas de trabalho de digitação de fichas de campo. Eu vou falar mais sobre isso nos próximos tópicos.

2. Cálculos precisos e confiáveis

O Mata Nativa foi desenvolvido com a ajuda de vários professores renomados de diversas universidades do Brasil e é testado desde 2001, pelos nossos desenvolvedores e também pelos milhares de clientes que utilizam o software desde a sua criação. Os cálculos são tão precisos, que já ouvimos depoimentos de pessoas que trabalham em órgãos ambientais, que dizem preferir analisar projetos feitos no Mata Nativa. Isso é que é credibilidade!

Faixa-Guia-Completo-do-Inventario-Florestal

3. Elimine a digitação de fichas de campo

No mundo de hoje, a tecnologia está em todo lugar, sempre com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas, seja com um aplicativo para melhorar a mobilidade urbana ou simplesmente para saber se vai chover no dia seguinte. Diante disso, a Cientec desenvolveu o Mata Nativa Coletor(MNColetor), um aplicativo para agilizar a coleta de dados em campo, eliminando o processo de digitação das fichas de campo, e assim reduzir o tempo de elaboração do projeto. Desta forma, para passar as informações coletadas em campo para o computador, basta sincronizar o aplicativo Mata Nativa Coletor com o Mata Nativa Web, através do USB.

4. O software é fácil de usar e intuitivo

E isso está mais do que comprovado. Talvez a parte mais complicada do processo seja a importação dos dados, porque o restante é só alegria. Basicamente você seleciona o cálculo que você deseja e clica em calcular. Simples assim!

5. Leve menos equipamentos a campo

O aplicativo Mata Nativa Coletor, substitui 3 equipamentos fundamentais para um inventário florestal: o hipsômetro, o GPS e a prancheta com as fichas de campo.

O aplicativo consegue utilizar as coordenadas do GPS do celular, fornecendo esta informação para cada árvore cadastrada. Isso não é incrível? Além disso, você pode utilizar a câmera do seu celular como hipsômetro – e as medidas são realmente precisas, pois fizemos muitos testes para comprovar. Mas se você prefere utilizar um hipsômetro, o Mata Nativa pode ser sincronizado com os hipsômetros da Lasertech e as informações geradas vão direto para o App.

Mas o melhor de tudo é que você não precisará nunca mais de fichas de campo, já que as informações são coletadas direto no aplicativo. Você ainda tem a opção de pré-cadastramento de uma lista de espécies, para facilitar a coleta dos dados, já que, assim que você começar a digitar o nome da espécie, ela aparecerá como opção selecionável (o usuário já vai para campo com as parcelas e uma lista de espécies de provável ocorrência cadastradas no projeto a ser elaborado. Essa funcionalidade torna o processo de coleta de dados mais ágil e confiável).

6. Você vai ganhar mais dinheiros, fazendo mais projetos

Isso porque você vai entregar projetos de qualidade e, com isso, a tendência é que novos clientes apareçam e como você ganhará muito tempo utilizando o Mata Nativa, poderá fazer mais projetos por mês.

7. Saiba o erro de amostragem ainda em campo

Usualmente, para grandes extensões territoriais, utiliza-se de métodos de amostragem que possam reproduzir estimativas precisas e eficientes dos diferentes parâmetros populacionais, e, assim, reduzir os custos do inventário. No entanto, a amostragem deve satisfazer ao erro de amostragem percentual, parâmetro mais utilizado pelos órgãos de fiscalização para validar o inventário florestal.

Quando o erro não é alcançado, é comum que se retorne a campo para o lançamento de mais parcelas – o que significa mais trabalho e tempo para a entrega do projeto. Para evitar que isso aconteça, muitos consultores optam por lançar um número maior de parcelas, do que foi estimado pelo cálculo inicial. Mas sabe qual é o problema de se fazer isto? Você pode estar trabalhando muito mais do que precisaria. Ao mesmo tempo que, com os métodos convencionais, é impossível saber se o erro foi alcançado, até que se retorne de campo e se faça os cálculos. Mas então, como resolver essa questão?

Utilizando o Mata Nativa Coletor. Com ele, você pode coletar os dados com seu Smartphone ou Tablet e calcular o erro de amostragem ainda em campo. Sabe o que é melhor? Quando você perceber que já alcançou o erro, já pode parar o lançamento de parcelas e consequentemente pode ganhar dias de serviço e poupar dinheiro para a execução do projeto.

8. Sucesso do cliente

Nós queremos que você tenha sucesso ao utilizar o nosso software. Por isso, nós temos uma equipe de suporte que está sempre pronta para atendê-lo. O suporte do Mata Nativa pode ser acessado via e-mail, telefone ou WhatsApp.

9. Atualizações constantes

Um dos motivos que nos manteve no mercado por todos esses anos, são as modificações e melhorias que fazemos no software. Atualmente estamos na nossa versão web. Cada versão passa por várias atualizações de melhoria, fazendo com que o Mata Nativa consiga acompanhar o ritmo de desenvolvimento da tecnologia.

10. Produzimos materiais e cursos para te ajudar

Nós produzimos conteúdo de qualidade sobre inventário florestal e licenciamento ambiental que ajudam milhares de consultores a obter êxito em seus projetos. São mais de 3 anos de produção de textos, e-books, cases e infográficos, que têm auxiliado na formação de muitos profissionais do Brasil e do mundo.

Além disso, acabamos de lançar uma plataforma de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa. Continuou seus estudos na Technische Universität München, Alemanha, onde cursou disciplinas do Mestrado em Manejo de Recursos Sustentáveis com ênfase em Silvicultura e Manejo da Vida Selvagem. Dedicou grande parte da sua carreira a projetos de Educação Ambiental e pesquisas relacionadas à Celulose e Papel. Trabalhou com Restauração Florestal e Formação Ambiental no Meio Ambiente Florestal da Fibria Celulose S/A e como consultora em projetos de Inventário Florestal, Averbação de Reserva Legal e Mapeamento de Áreas, na Florestal Jr. Atualmente é mestranda em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela UFRJ, Consultora de Comunicação da Ocyan e Gestora de Conteúdo do blog Mata Nativa.
plugins premium WordPress