Explorar produtos e serviços florestais em áreas tropicais de alta diversidade é uma tarefa complexa e, de fato, a ciência ainda não avançou o suficiente para responder a muitas das questões envolvidas neste tema. A meta da conservação das florestas tropicais é o manejo sustentável dos recursos, ou seja, explorá-los de uma forma tão meticulosamente planejada que esta exploração não afete a biodiversidade existente.
O que é o Manejo Florestal Sustentável?
Entende-se por Manejo Florestal Sustentável, a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo, considerando-se a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.
A aplicação das técnicas de manejo florestal busca reduzir os impactos da exploração e garantir a sustentabilidade da produção florestal por meio do planejamento da colheita e do monitoramento do crescimento da floresta.
Dessa forma, o manejo se baseia nos princípios de distúrbios naturais, que estão ligados à dinâmica de mosaicos de florestas secundárias, de forma que as florestas manejadas devem seguir uma evolução semelhante às florestas originais.
Assim, o manejo florestal sustentável é a forma para cuidar e utilizar a floresta para que continue crescendo e produzindo todos os bens e serviços florestais que possam ser explorados nesta área. O primeiro passo para a exploração da área é a elaboração do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), o qual pode ser interpretado como um plano do uso sustentável da floresta.
Nele, são apresentadas as técnicas florestais para a extração dos produtos e/ou uso dos serviços florestais, estabelecendo como será feita a administração e o gerenciamento da atividade, sempre optando pela escolha de técnicas que causem o mínimo de danos ambientais e os maiores benefícios para a floresta e para os trabalhadores.
Plano de Manejo Florestal Sustentável
A exploração de florestas nativas e formações sucessoras, de domínio público ou privado, dependerá de licenciamento pelo órgão competente, mediante aprovação prévia de Plano de Manejo Florestal Sustentável que contemple técnicas de condução, exploração, reposição florestal e manejo compatíveis com os variados ecossistemas que a cobertura arbórea forme.
O Plano de Manejo Florestal deverá atender os seguintes requisitos técnicos e científicos:
- Caracterização dos meios físico e biológico;
- Determinação do estoque existente;
- Intensidade de exploração compatível com a capacidade de suporte ambiental da floresta;
- Ciclo de corte compatível com o tempo de restabelecimento do volume de produto extraído da floresta;
- Promoção da regeneração natural da floresta;
- Adoção de sistema silvicultural adequado;
- Adoção de sistema de exploração adequado;
- Monitoramento do desenvolvimento da floresta remanescente;
- Adoção de medidas mitigadoras dos impactos ambientais e sociais.
São isentos do Plano de Manejo Florestal Sustentável:
- A supressão de florestas e formações sucessoras para uso alternativo do solo;
- O manejo e a exploração de florestas plantadas localizadas fora das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal;
- A exploração florestal não comercial realizada na pequena propriedade ou posse rural familiar, ou por populações tradicionais.
- São dispensadas de autorização do órgão ambiental as seguintes intervenções sobre a cobertura vegetal:
- Os aceiros para prevenção de incêndios florestais;
- A extração de lenha para o consumo próprio;
- A limpeza de área ou roçada;
- A construção de bacias para acumulação de águas pluviais, as barraginhas, em áreas antropizadas (ou seja, já abertas);
- O aproveitamento de árvores mortas naturalmente para utilização no próprio imóvel, não sendo permitida sua comercialização ou transporte para fora do imóvel
- A abertura de picadas;
- A realização de podas, desde que não provoquem a morte da árvore;
- A coleta de produtos florestais não madeireiros (frutas, folhas, sementes, cipós, etc.).
Vantagens do Manejo Florestal
O principal objetivo do Manejo Florestal Sustentável é manter a floresta viva. Para isso, a técnica procura explorar os recursos da natureza da forma menos invasiva e destrutiva, causando o mínimo de impacto ambiental. Isso porque a floresta é de extrema importância para diversas atividades econômicas, e sua exploração inadequada é refletida na extinção desses recursos naturais. Dentre as principais vantagens, podemos citar:
- Continuidade da produção: o manejo garante a produção de madeira em uma área de floresta por tempo indeterminado;
- Rentabilidade: o manejo gera benefícios econômicos que superam os custos, principalmente em função do aumento da produtividade do trabalho e redução de desperdícios;
- Segurança de trabalho: os riscos de acidente de trabalho são reduzidos a partir do momento que são atendidos os pressupostos do uso sustentável de um maciço florestal, quando comparado à exploração tradicional da floresta;
- Respeito à lei: como o manejo florestal é obrigatório por lei, a sua não execução expõe as empresas a diversas penalidades;
- Oportunidades de mercado: a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva, faz com que as empresas que praticam manejo florestal tenham maior facilidade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norte-americano;
- Conservação florestal: a cobertura florestal é garantida através do manejo, mantendo a diversidade vegetal original e reduzindo impactos ambientais sobre a fauna quando comparado a exploração tradicional;
- Serviços ambientais: florestas manejadas contribuem para o equilíbrio do clima regional e global, principalmente pela manutenção do ciclo hidrológico e pela retenção de carbono.
Continue lendo por aqui
Nós já falamos sobre o Manejo florestal algumas vezes aqui no blog Mata Nativa. Se você tem dúvidas sobre como elaborar um plano de manejo, a minha recomendação é que você leia o artigo “Como elaborar um Plano de Manejo Florestal” que é basicamente um passo a passo sobre o assunto.
Outro texto sobre o assunto que pode complementar o seu conhecimento sobre o assunto é o artigo “Avaliação Econômica de Planos de Manejo de Florestas Nativas”, que fala sobre o valor econômico da floresta.
Por fim, eu gostaria de indicar um texto que fala especificamente sobre a Amazônia, que é o artigo “os desafios e contradições do Manejo Florestal Sustentável na Amazônia”.
E você, o que você pensa sobre esse assunto? Deixa a sua opinião nos comentários.
__________ xxx __________