Qual o sonho de todo consultor florestal iniciante? Conquistar seu primeiro cliente. Para conquistar este objetivo, preparamos algumas dicas importantes. Elas vão te ajudar a conquistar e prospectar seus clientes e, mais importante, a mantê-los. Se o objetivo é como prosperar seus clientes e se manter como consultor no longo prazo, é fundamental trabalhar a prospecção e manutenção da nossa carteira de clientes. Como fazer? Vem comigo que este artigo traz “dicas de ouro”.
O que é prospectar?
Segundo o dicionário da língua portuguesa, prospectar é ser mais visível ou mais importante; sobressair, salientar-se; procurar (jazidas minerais ou petrolíferas) em um terreno. Trazendo estes significados para a consultoria florestal é fácil entender que nosso objetivo deve ser definir nosso terreno, ou seja, o nosso nicho de mercado, área de atuação e clientes em potencial. Para conquistar o nosso terreno precisamos ser visíveis. Então como fazer para prospectar?
Dica número 1.
Você precisa entender que a alma da sua empresa de consultoria, é a sua carteira de clientes. Eles movem o seu negócio. Por isso é fundamental manter seus clientes.
Dica número 2.
A prospecção deve ser trabalhada de forma contínua e, ao mesmo tempo, você precisa evoluir, estudar e entender o seu nicho de mercado. O dono do negócio é o principal responsável por prospectar e vender o seu produto ou serviço. Você conhece aquele ditado? “O olho do dono engorda o gado”. Assim como o dono do gado conhece a saúde dos seus animais, se o pasto está bom e todas as demais condições para que o boi engorde no menor espaço de tempo possível, o consultor ambiental também precisa conhecer o seu “pasto” e ter informações diretas e precisas sobre o seu negócio, seus produtos e projetos para poder tomar as decisões para crescer e lucrar.
Dica número 3.
Conheça o seu mercado de trabalho. Você sabe como entrar neste mercado? Sabe definir quais são seus clientes? O setor florestal gera bilhões de reais anualmente, contribuindo de forma significativa para o produto interno bruto e geração de empregos. Este cenário é, sem dúvidas, atrativo para inúmeros profissionais da área florestal e ambiental. Para conquistar seu espaço, existem alguns desafios. Você sabe quais são? Fique por dentro das maiores dificuldades dos consultores florestais e ambientais.
Dica número 4.
Estabeleça o contato com seus clientes. Neste momento é importante ter um bom material de divulgação. Um material claro e objetivo pode facilitar a comunicação. Tenha em mãos um cartão de visitas, folders, site, domínio para seu e-mail e aposte nas redes sociais.
Um site claro, objetivo reflete o nível de profissionalismo da sua empresa. Aproveite esta ferramenta para divulgar quais projetos você já realizou e quais são seus principais clientes.
As redes sociais também podem trabalhar a seu favor. Principalmente para divulgar o seu trabalho e fazer parcerias. Neste ramo, você não vai trabalhar sozinho. Bons parceiros podem te ajudar a resolver problemas e a conquistar novos clientes.
Não menos importante, o folder e o cartão de visitas também dizem respeito à sua dedicação e profissionalismo. O folder é importante para divulgar seus principais projetos e trabalhos realizados. O cartão de visitas é o jeito mais fácil de dizer ao seu cliente como te encontrar. Mas lembre-se cartão de visitas e folders não são panfletos. Não saia por aí distribuindo estes meios de comunicação de forma aleatória. Entregue-os em mãos e para aquela pessoa ou empresa que você realmente acredita ter potencial para ser seu cliente.
Dica número 5.
Identificou o seu potencial cliente? Sabe o que ele espera do seu trabalho? Que ele seja capaz de resolver o problema. Então procure entenderas necessidades deste cliente, quais são as suas demandas? Trata-se de Inventário? Licenciamento? Você precisa dominar o assunto para demostrar capacidade técnica. Faça uma conexão com seu cliente. Antecipe algumas informações a respeito da sua atividade e do seu negócio. Veja o que o agrada.
Quais são seus hobbies? Conhecer algumas informações sobre seu cliente vai facilitar a comunicação. Preparado? Ligue, faça o contato e marque uma primeira reunião. Apresente sua proposta e faça seu cliente entender que você resolverá o seu problema. Missão cumprida? Espere alguns dias para retomar o contato, caso o negócio não se concretize até aquele momento, deixe seu cliente pensar. Ele precisa entender que você pode resolver o problema. Se coloque à disposição e deixe claro que naquele momento você precisa se dedicar a outros trabalhos. Aqui você transfere a responsabilidade para o seu cliente. A semente está plantada e se você tiver feito um plantio correto, o cliente será seu.
Dica 6.
Tenha uma agenda semanal de atividades. Se você está dando os primeiros passos no mercado de consultoria, organização é tudo. Distribua ao longo da semana atividades como continuidade dos projetos em andamento, elaboração de novos propostas, contratos e orçamentos, contato com clientes, movimentação das redes sociais e site, estudo e prospecção. Pesquisas e profissionais da área de consultoria afirmam que, o melhor dia para prospectar é a quarta-feira. Vamos começar a organizar nossa agenda e dedicar as quartas-feiras para a prospecção?
Dica 7.
Aposte na qualidade dos projetos executados, nas propostas, nos contratos. Você precisa trabalhar a melhoria contínua. O seu método está funcionando? Você está conseguindo se conectar aos seus clientes e os negócios estão sendo fechados? Reproduza o que está dando certo, mas não deixe de aprimorar. Trabalhe em busca de crescimento e evolução. Errou? Pare, reflita, aprenda com seus erros e persista. Acertou? Vibre, aprenda com seus acertos e siga em frente.
Dica 8.
A dica número 8 não é propriamente uma dica, mas sim um desejo de sucesso para todos vocês, profissionais da área de consultoria florestal e ambiental.
E não deixe de consultar o blog Mata Nativa, lá você encontra valiosas dicas sobre como planejar seu inventário; e-Books; como fazer um orçamento; dicas para evitar erros no inventário florestal e muito mais.
__________ xxx __________