No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. A saber, esta data tem como objetivo promover a conscientização da sociedade quanto a importância que este recurso natural possui, assim como evidenciar a necessidade de conservação dos recursos hídricos. Afinal, cuidar das mais diversas fontes de água é cuidar da vida no planeta, uma vez que somos totalmente dependentes deste composto.
Da criação do Dia Mundial da Água
A Organização das Nações Unidas (ONU), considerando a importância da água, bem como a necessidade de manter o recurso disponível, propôs a criação do Dia Mundial da Água. Assim, a recomendação se deu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO92), evento este que aconteceu no Rio de Janeiro.
A data, instituída em 22 de março de 1992, possui como intuito lembrar e conscientizar a sociedade quanto a importância do recurso natural. Além disso, a data é uma oportunidade para se criar debates, colocando em pauta as mais diversas questões relacionadas ao tema.
Na mesma época em que se estabeleceu o Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Em síntese, este documento propõe medidas de conservação ecológica e fornece subsídios para a conscientização da sociedade e poderes públicos quanto às questões concernentes à água.
O que diz a Declaração Universal dos Direitos da Água
A declaração, composta por dez artigos, aborda questões relevantes quanto ao uso, manutenção e preservação da água. Em síntese, o documento, que visa a preservação do recurso hídrico, diz que:
- A água é um patrimônio do planeta;
- Este recurso é uma condição essencial de vida para todos os seres vivos;
- Deve-se utilizar a água de forma consciente;
- O equilíbrio e futuro da Terra são dependentes da preservação deste bem;
- Além de herança, a água também é um empréstimo aos nossos sucessores;
- O recurso hídrico possui valor econômico;
- A água não deve ser contaminada, envenenada ou desperdiçada;
- Utilizar esse recurso implica em respeito à lei;
- A gestão da água favorece o equilíbrio entre a sua preservação e o suprimento nos aspectos econômico, sanitário e social;
- O planejamento da gestão deve considerar a solidariedade e consenso em função da distribuição desigual do recurso.
Quem tem direito à água?
Como supracitado, a água é um recurso natural essencial, contudo, ainda assim, ao longo dos anos, tem-se enfrentado problemas quanto à manutenção e disponibilidade dos recursos hídricos.
Apesar de ser um recurso de suma importância para a sobrevivência dos seres vivos, a água não é um elemento disponível para todos de forma igualitária. A saber, o direito de acesso à água e saneamento básico, para toda a população, é reconhecido internacionalmente, desde dezembro de 2015. No entanto, considerando a população mundial, estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas não possuem acesso a este recurso natural.
Importância da água
A água possui papel fundamental no ciclo da vida. Afinal, seja na composição corporal do ser humano, no desenvolvimento industrial, agricultura ou meio ambiente, a água é um recurso vital. Em outras palavras, este elemento se faz presente na produção de alimentos e energia, por exemplo. Assim, o recurso natural está totalmente atrelado ao desenvolvimento sustentável, mas também ao crescimento socioeconômico.
Fonte de sobrevivência no planeta, a água, atua na regulação da temperatura, transporte de substâncias, eliminação de substâncias tóxicas para fora do corpo, dentre outros. No quesito ambiental, o recurso hídrico se faz de grande importância para a manutenção da umidade do ar, conservação e manutenção da natureza. Por fim, no âmbito econômico, a água é fonte de geração de energia e subsidia o desenvolvimento de diversas atividades.
Impactos relacionados com o recurso natural
A água é um dos principais elementos que compõe o planeta Terra. No entanto, ainda que se apresente em uma quantidade expressiva, o percentual de água potável é baixo. Em outras palavras, o volume de água própria para consumo é limitado, uma vez que, estima-se que apenas 0,77% da água disponível se destina a este fim. Este cenário de escassez e, consequente, distribuição desigual da quantidade de água em diferentes regiões, tem se tornado uma problemática, provocando conflitos.
Com o rápido crescimento populacional e consequente industrialização, os recursos naturais têm sofrido grandes impactos. A exemplo, os rios, lagos e represas tem apresentado um alto percentual de contaminação, poluição e degradação. Tais fatores são resultantes do uso inadequado, desenfreado e não consciente por parte do homem.
Cabe destacar que, se o cenário de destruição continuar, nos anos vindouros, a água estará escassa para o uso da população em nível mundial.
No que diz respeito à saúde da população, a água também possui ação direta. A qualidade deste recurso, assim como o tratamento do mesmo, apresentam relação intrínseca com o bem-estar do ser humano. Por exemplo, o consumo de água insalubre pode provocar doenças e até mesmo a morte.
Eventos e debates
Anualmente, no Dia Mundial da Água, a ONU estabelece um tema relacionado aos recursos hídricos para debate. Assim, nos últimos anos foram propostos e discutidos os seguintes temas:
2010: Água limpa para um mundo saudável;
2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano;
2012: Água e segurança alimentar;
2013: Cooperação pela água;
2014: Água e energia;
2015: Água e desenvolvimento sustentável;
2016: Água e empregos: investir em água é investir em empregos;
2017: Águas residuais;
2018: Soluções naturais para a água;
2019: Não deixar ninguém para trás;
2020: Água e mudanças climáticas;
2021: Valorizar a água;
2022: Águas subterrâneas: tornando o invisível visível.
Para o ano de 2023, o tema proposto é “Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo”. A temática, proposta pela Organização das Nações Unidas, tem como intuito colocar em debate alternativas para que se solucione a crise global de água e saneamento de forma mais rápida. O ponto inicial da campanha centrou-se em chamar a atenção da sociedade sobre a forma de lidar e usar a água, seja em casa, na escola, trabalho ou rua.
Também, em 2023, a Conferência das Nações Unidas sobre a Água visa pleitear ações conjuntas para o alcance de metas convencionais, a nível global, no que diz respeito à temática. O evento, com sede em Nova York (Estados Unidos), tem como intuito promover o debate e análise sobre a crise hídrica mundial. Além disso, o encontro tem como objetivo principal o lançamento da Agenda de Ação pela Água. Esta iniciativa simboliza o compromisso voluntário dos poderes públicos, governantes, instituições, comunidades, isto é, a sociedade como um todo.
Comemoração no Brasil
No dia 16 de março do referido ano (2023), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizaram um evento para celebração desta data. Dentre os pontos debatidos durante a solenidade, destacou-se as perspectivas para a gestão dos recursos hídricos no Brasil.
Além dos debates realizados, considerando a temática proposta, o objetivo, a cada ano, é impulsionar a sociedade na reflexão e conscientização no uso da água. Ressalta-se que, apesar do dia 22 de março ser uma data comemorativa, as ações em prol dos recursos hídricos devem ser realizadas diariamente. Assim, promover eventos como palestras técnicas, apresentação e lançamento de projetos relacionados à água, se faz de grande relevância para a criação de um diálogo entre os mais diferentes setores.
No Brasil, as iniciativas buscando promover a conscientização e boas práticas de preservação incluem:
- Realização de atividades de educação ambiental, por meio de visitas, por exemplo, a áreas de nascentes. Neste caso, destaca-se ao público a importância e necessidade de manutenção e conservação das florestas, garantindo um equilíbrio no ciclo hidrológico;
- Incentivo ao plantio de espécies nativas: como realizar e qual a importância das árvores para manutenção e disponibilidade da água;
- Palestras e exposições em pontos estratégicos nas cidades, por exemplo, nas praças e parques;
- Promoção de campanhas por instituições educacionais. Aqui, o intuito é instigar o público a se questionar sobre o que cada um tem feito para a sustentabilidade e uso consciente dos recursos hídricos. Qual o protagonismo que assumimos na valorização da água?
Curiosidades
Dos mais diversos aspectos que envolvem os recursos hídricos, cita-se aqui algumas curiosidades:
- Apesar da quantidade de água necessária para cada pessoa ser diferente, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros diariamente;
- Segundo dados da ONU, a população mundial apresentará uma necessidade 40% maior de água em 2030;
- A superfície da Terra é coberta em 70% por água;
- Do total de água disponível no planeta, 97% são água salgada e 3% são de água doce;
- Aproximadamente 1% da água disponível é própria para consumo;
- A quantidade de vapor de água presente no ar é em média 1%;
- Muitos desastres naturais estão associados com este recurso natural;
- O não tratamento ideal deste bem afeta em maior grau as crianças com idade inferior a cinco anos.
Como contribuir para a conservação da água?
No dia a dia, muitas são as ações que podemos realizar e que irão contribuir para a manutenção e conservação dos recursos hídricos. Portanto, a seguir, algumas práticas que podem ser empreendidas:
- Economize água nas atividades rotineiras. Por exemplo: desligue a torneira enquanto escova os dentes, ao lavar a louça; desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou diminua o tempo no banho; não use a mangueira para “varrer” o quintal ou calçada; lave o carro com baldes; use a máquina de lavar roupa de forma consciente, isto é, procure colocá-la em funcionamento sempre garantindo o uso na capacidade máxima;
- Não jogue lixo nos rios e lagos;
- Promova a reutilização da água, por exemplo, da máquina de lavar roupa;
- Reutilize água da chuva;
- Conserve a natureza; plante árvores, afinal elas mantêm e garantem a segurança hídrica.
Considerações finais
O direito à água não deve ser negado. Contudo, faz-se necessária a conscientização de todos, desde os gestores públicos, indústrias, agropecuária até a sociedade, quanto a manutenção dos recursos hídricos.
Como já dizia um provérbio popular: “Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”. Por isso, cuide, preserve e conserve os recursos hídricos.
E você, como tem contribuído para que a água esteja disponível na geração presente e futura? Deixe sua opinião sobre o tema nos comentários.
Dica
Ao finalizar a leitura do nosso conteúdo e deixar o seu comentário, você ainda pode relaxar e refletir sobre a temática ouvindo a playlist Dia Mundial da Água. Composta por músicas brasileiras, a playlist foi criada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Links relacionados
__________ xxx __________