Marketing verde, também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, é uma estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.
Uma empresa considerada ‘verde’, é aquela que aplica em toda a sua conjuntura, investimentos e ações ambientais, desde a fabricação e a produção de bens até as suas relações com clientes, fornecedores e funcionários.
É necessário traçar uma estratégia de marketing ambiental que esteja de acordo com o que se chama os três R’s da sustentabilidade: reciclar, reutilizar e reduzir, em todos os órgãos da empresa, tanto no campo interno, promovendo a conscientização dos trabalhadores e estabelecendo a sustentabilidade como um dos valores da empresa, quanto no externo, influenciando fornecedores e clientes e a sociedade em geral para obtenção de práticas ecologicamente viáveis.
Alguns leitores enviaram mensagens com dúvidas sobre o assunto e, por isso, resolvi escrever este artigo com algumas dicas. Eu percebo que existe uma “boa vontade’’ das empresas em querer implantar medidas que as façam mais corretas em relação ao meio ambiente, mas que nem sempre essas empresas conseguem lançar estratégias para alcançar esse objetivo. Assim, ao longo da narrativa, tentarei propor algumas dicas que poderão te ajudar a encontrar as melhores ações para a sua empresa.
Princípios do marketing verde
Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:
- Ecologicamente correto;
- Economicamente viável;
- Socialmente justo e
- Culturalmente aceito.
Ou seja, como falamos antes, percebe-se a necessidade de responsabilidade não somente ambiental, mas econômica, social e cultural. Além disso, a empresa deve dar total atenção a algumas letrinhas:
Os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E os 4 S’s: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.
Como implantar o marketing verde na sua empresa
São diversas as mudanças que podem ser feitas para promover o marketing verde em uma empresa, dentre elas: reduzir gastos excessivos de água e energia, atentar à produção de resíduos e, se possível, reduzi-los, observar a composição do produto e torná-la mais sustentável e mudar a logística da empresa, na intenção de reduzir a emissão de gases poluentes por parte dos automóveis.
Ao adotar essas práticas, é importante deixar o consumidor saber disso. Seja por uma mudança na embalagem ou uma informação adicional no produto, essa informação deve estar presente. Isso pode fazer com que outras pessoas, que antes não conheciam seu produto e se importam com a sustentabilidade do meio ambiente, passem a adquiri-lo. É mais uma vantagem a favor da imagem da empresa.
Procure ser bastante claro quanto aos pontos referentes ao marketing verde adotados pela empresa, dentro e fora dela. Quando isso não é feito corretamente, gera desconfiança no consumidor e a empresa fica mal vista no mercado. Portanto, muito cuidado para não prometer algo que não pode cumprir.
Seguindo o exemplo de várias empresas que tiveram sucesso após adotar essa estratégia, sua empresa poderá ter vários benefícios:
- O marketing de recomendação se torna uma consequência: pessoas satisfeitas com a postura da empresa, começam a recomendá-la para outras pessoas que também são ecologicamente conscientes;
- “Green is green“. Essa expressão não existe à toa: o marketing verde tem provado que atrai mesmo as “verdinhas”;
- Acionistas conscientes não investirão em empresas não-conscientes. Você não quer correr esse risco;
- Atender as exigências de consumidores cada vez mais exigentes nesse sentido;
- É um investimento que te fará economizar ao longo do tempo;
- Ter um diferencial em relação aos seus concorrentes;
- Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
- Conquistar a simpatia da população;
- Atrair os consumidores mais conscientes.
Assim, adapte-se às exigências de consumo atuais e não deixe de investir no marketing ambiental.
Veja também:
- Carbono Zero
- Valoração Ambiental: O que é e para que serve
- Cédula de Produto Rural Verde
- Princípio do Poluidor-Pagador: Entenda o Que Significa
O que você não deve fazer
Greenwashing é um termo inglês pode ser traduzido para o português como lavagem verde ou pintando de verde. A intenção primordial do greenwashing é relacionar a imagem de quem divulga essas informações à defesa do ambiente, mas, na verdade, medidas reais que colaborem com a minimização ou solução dos problemas ambientais não são realmente adotadas e, muitas vezes, as ações tomadas geram impactos negativos ao meio ambiente. O greenwashing é como uma propaganda enganosa, pois uma imagem é passada, porém, a realidade é outra.
O que eu quero dizer com isso é: a sua empresa pode até fazer algumas ações favoráveis ao meio ambiente, mas mesmo assim ela pode não estar sendo ecologicamente correta quando analisamos o negócio por completo.
De modo geral, eu penso que as empresas deveriam investir mais em meio ambiente, não somente pelo marketing, mas sim, porque realmente estão preocupadas com o futuro do nosso planeta.
O exemplo de boas práticas do Mata Nativa
Por fim, deixo aqui um exemplo de pequenas atitudes que têm feito a diferença no Mata Nativa.
O Mata Nativa pensa sobre o meio ambiente até mesmo nos pequenos detalhes. Você já parou para pensar sobre quanto papel deixou de ser emitidos nos inventários florestais, desde que criamos o Mata Nativa Móvel? Pois é, esse foi um dos nossos objetivos.
Além disso, em 2018, nós conquistamos o certificado de neutralidade das emissões de CO₂. Isso significa que as emissões de CO₂ provenientes de nossas atividades, são devidamente quantificadas por meio de um inventário de emissões, e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção para neutralizar o que foi emitido.
O Mata Nativa também planta uma árvore para cada licença de 12 meses vendida. Com isso, dezenas de clientes estão contribuindo com o plantio de árvores que é feito anualmente por toda a equipe da Cientec Aceleradora.
O nosso trabalho vem sendo reconhecido pelo setor, tanto que, participamos do painel da XII Feira de RSE da Bacia de Campos, onde eu contei um pouco mais da história e o que o Mata Nativa tem feito pelo meio ambiente. Segue a divulgação.
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