O mês de dezembro chega cheio de datas comemorativas. Contudo, para muitos, este é um momento de rever, relembrar os acontecimentos do dia a dia. Assim como em todas as áreas da vida, analisar os acontecimentos ambientais é de grande importância. A partir da retrospectiva, é possível se adquirir muitos aprendizados e lições sobre o meio ambiente.
Datas comemorativas
Ao longo dos 365 dias do ano, temos diversas datas comemorativas na área ambiental. Desde o primeiro mês do ano, têm-se dias estabelecidos para conscientização dos órgãos públicos e sociedade sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Nesse sentido, podemos identificar datas relacionadas com a regulamentação de profissões atuantes na área ambiental, bem como associadas com os elementos da natureza. Tais datas são tidas como uma das oportunidades de refletirmos sobre a importância das florestas e do meio ambiente. Além disso, é uma oportunidade para se analisar a necessidade de criar estratégias de conservação das formações vegetais.
A exemplo de datas comemorativas, no que diz respeito aos profissionais atuantes na área ambiental, temos o dia do Engenheiro Florestal, Biólogo, Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Agrícola. Já em relação aos recursos naturais, comemora-se o dia mundial da água, dia da Terra e o dia da árvore.
Cabe ressaltar que há também datas comemorativas dos órgãos ambientais como o IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Águas (ANA). Além disso, dada a importância da biodiversidade mundial existente, bem como da necessidade de conscientização quanto a conservação e manejo sustentável dos biomas, têm-se datas instituídas com o intuito de lembrar a relevância desses ecossistemas. A exemplo, cita-se o Dia da Caatinga, Dia Nacional do Cerrado, Dia da Amazônia.
Retrospectiva
Diversos acontecimentos e desafios no que diz respeito ao meio ambiente marcaram o ano de 2021. Eventos como desmatamento, queimadas, enchentes, secas e tempestade de areia, estão dentre os mais diversos fenômenos ocorrentes. Além disso, realizaram-se reuniões, debates e políticas públicas em ordem de se elaborar e propor medidas mitigadoras e de conservação.
Desmatamento
Na atualidade, o desmatamento é apontado como um dos mais graves problemas ambientais. Dentre as principais consequências do desmatamento, tem-se a diminuição da diversidade vegetal e animal. A redução e alteração dos recursos naturais disponíveis provoca modificações no equilíbrio ambiental, trazendo assim prejuízos ao meio ambiente.
A expansão agropecuária, exploração desenfreada dos recursos naturais, urbanização e industrialização estão entre as principais causas da perda de cobertura vegetal. No Brasil, áreas da Amazônia tem sofrido bastante, apresentando uma taxa de desmatamento cada vez maior que os anos anteriores.
Além da perda de biodiversidade, a intensificação do desmatamento acarreta na degradação do habitat, alterações no ciclo hidrológico e mudanças climáticas.
Queimadas
As queimadas podem ser de origem natural ou antrópica. Assim, seja atrelado com estiagem, temperatura, ausência de fogo, ou pela destinação das áreas para atividades econômicas, o foco de queimadas tem aumentado significantemente no Brasil.
Uma das principais causas no aumento de queimadas está atrelada com o avanço de atividades agropecuárias e a destinação de áreas naturais para tal fim. Diversos são os impactos negativos causados ao meio ambiente em função da ocorrência do evento. No quesito ambiental, as queimadas ocasionam perda da biodiversidade, alteração da dinâmica das formações vegetais, assim como influem nas mudanças climáticas. Além disso, as queimadas podem trazer consequências indesejáveis para a saúde humana, provocando irritação aos olhos e garganta, problemas respiratórios, etc.
No ano de 2021, a ocorrência de queimadas se intensificou. Os domínios Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga estão entre as formações com maiores focos de incêndios. Tais regiões apresentaram uma ocorrência de fogo acima da média histórica, trazendo assim perdas expressivas na composição vegetal e animal.
Secas e chuvas
Nas últimas décadas, muito se discute sobre o aquecimento global e mudanças climáticas. A ocorrência deste processo tem como consequência alteração no regime de secas, chuvas, ventos, etc. Em outras palavras, eventos climáticos extremos são cada vez mais frequentes.
De forma geral, de acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), houve uma intensificação da seca em determinadas regiões do Brasil. Este acontecimento foi identificado de forma mais abrangente nos meses de agosto e setembro. Os estados que apresentaram maior seca foram a Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
Ademais, o aumento de temperatura e consequente diminuição da camada de ozônio, possui relação direta com a ocorrência de chuvas intensas. Este evento se caracteriza pela ocorrência de chuvas em grandes proporções durante um intervalo de tempo pequeno. Tal fenômeno implica em consequências negativas como enchentes, inundações e destruições. A exemplo, o estado da Bahia vivenciou a ocorrência de chuvas intensas nos meses de novembro e dezembro. Na região, muitas famílias ficaram desabrigadas e perderam entes queridos, bem como tiveram danos econômicos.
Tempestade de areia
Apesar de ser considerada como um fenômeno natural, a tempestade de areia é um evento raro no Brasil. Contudo, durante os meses de setembro e outubro, moradores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul presenciaram o fenômeno. A ocorrência da tempestade de areia se dá principalmente em regiões mais quentes e secas. Além disso, as mudanças climáticas e desmatamento estão dentre as principais circunstâncias do fenômeno.
Proteção a áreas de manguezais, dunas e de restingas
No ano de 2020, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) revogou as resoluções direcionadas para a preservação ambiental. Dentre tais, haviam resoluções concernentes à ocupação em áreas de restingas e manguezais. Contudo, dentre os acontecimentos mais recentes, no âmbito legislativo, no dia 14 de dezembro de 2021, este processo foi invalidado. O Supremo Tribunal Federal (STF) apontou tal procedimento como inconstitucional.
Conferências
Buscando cada vez mais encontrar soluções para os problemas ambientais, países como os Estados Unidos, Espanha, Austrália, Brasil, dentre outros, têm se juntado em prol da detenção da perda de vegetação. Neste ano, os Estados Unidos realizaram a Cúpula do Clima, evento este que tem como objetivo debater propostas e ações que auxiliem nas tomadas de decisão no que diz respeito as mudanças climáticas.
Além disso, entre os dias 1 e 12 de novembro, aconteceu na Escócia, a COP26, designada como Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
Um ambiente social, econômico, e ecologicamente equilibrado é decorrente do esforço e compreensão tanto da sociedade quanto dos poderes públicos. Portanto, relembrar os fatos e tomar providências para que novos problemas não venham a aparecer, é de suma importância.
__________ xxx __________