Software Mata Nativa

Mata Nativa Blog

Home

Por Que Utilizar o Mata Nativa? 

Em 10 de agosto de 2023
Por Que Utilizar o Mata Nativa

O inventário florestal é um dos principais instrumentos para a gestão e monitoramento dos recursos naturais. Em outras palavras, a atividade permite a caracterização qualitativa e quantitativa da floresta, fornecendo, assim, informações que subsidiam as tomadas de decisão. No entanto, dada a complexidade no planejamento, execução e processamento, o inventário florestal pode ser um desafio para muitos profissionais. Você já passou por situações embaraçosas na hora de processar o inventário florestal? Saiba os motivos para utilizar o software Mata Nativa e obter ainda mais êxito nos projetos ambientais.

Mas, o que é o Mata Nativa?

O Mata Nativa é um software desenvolvido para auxiliar os profissionais atuantes no âmbito do inventário florestal. Em suma, a ferramenta é direcionada para o processamento do inventário florestal e análise fitossociológica. Mas, você deve estar se perguntando: por que usar um software para processar o inventário florestal se posso fazer isso no Excel?

Utilizar um software para processamento de inventário florestal oferece uma série de vantagens para o êxito do projeto ambiental. Assim, aderir o software Mata Nativa propiciará:

Eficiência e Rapidez

O uso de um software específico para inventário florestal agiliza o processo de coleta, organização e análise de dados. Em outras palavras, a partir das novas tecnologias e inovações, tem-se uma redução na necessidade de trabalho manual intensivo, o que permite que a equipe realize inventários mais frequentes e em uma escala maior. Já parou para pensar nos ganhos econômicos e em tempo ao ter o inventário processado com apenas alguns cliques? Além de entregar os cálculos em poucos minutos, o software também propicia a elaboração de gráficos, relatórios, dentre outros.

Precisão dos Dados

O Mata Nativa é projetado para realizar cálculos e análises complexas de forma precisa e consistente. Assim, a partir do uso desta ferramenta, tem-se uma redução na probabilidade de erros humanos que podem ocorrer durante processos manuais. Ademais, o procedimento garante dados mais confiáveis para tomadas de decisão. Você sabia que o Mata Nativa é reconhecido pelos órgãos ambientais? Pois bem, o seu projeto ambiental pode ter a verificação realizada pelo uso do Mata Nativa. E o que isso quer dizer? Se você já faz uso do software e declara isso no seu projeto, maior a probabilidade do mesmo ser validado.

O software é amplamente difundido no Brasil e países vizinhos. Ademais, nossos desenvolvedores estão sempre buscando aprimorar os recursos disponíveis, propiciando a melhor experiência no processamento de inventário florestal.

Redução de Custos, Aumento dos Lucros

A aquisição de todo e qualquer novo produto, bem ou serviço implica na necessidade de aplicação de um determinando montante de dinheiro. Contudo, embora haja um investimento inicial do software, a longo prazo, pode-se minimizar os custos operacionais. Em síntese, a automação de processos e a eficiência na análise economizam tempo e recursos. Mas, como investir em um software pode aumentar os lucros?

Como supracitado, a partir do Mata Nativa, os cálculos do inventário florestal são realizados de forma mais rápida. Assim, a otimização no tempo de processamento possibilitará que o profissional trabalhe com mais projetos, aumentando os ganhos financeiros e reconhecimento na área de atuação.

Além disso, cade ressaltar que, diminui-se o investimento e necessidade de computadores e hardwares com alto potencial para processamento. Com o Mata Nativa, o usuário precisa apenas de um computador com acesso à internet, afinal tudo é realizado dentro da nuvem.

10 RAZÕES PARA VOCÊ AMAR O MATA NATIVA (2)

Padronização de Processos

Estabelecer um fluxo de trabalho padronizado está diretamente relacionado à otimização de tempo na execução do inventário florestal, seja no levantamento dos dados ou no processamento. Considerando que o Mata Nativa é totalmente intuitivo e de fácil acesso, o profissional pode incluir os projetos de forma a facilitar o entendimento, análises e interpretações dos estoques presentes na área amostrada. Assim, a partir do compartilhamento do projeto com outros integrantes da equipe, há uma garantia que todos estarão cientes do passo a passo realizado e se executar.

Aqui estamos destacando a padronização dos processos, mas se tratando da planilha do Excel (com os dados a serem processados), esta não precisa necessariamente estar igual ao que se tem no software. Resumidamente, a partir da exportação da planilha para a plataforma, o usuário pode relacionar as informações, isto é, indicar qual variável corresponde a cada coluna.

Consistência dos dados

Em função da demanda de projetos, muitos profissionais precisam fazer horas extras após o levantamento de dados em campo. Quem nunca chegou cansado do campo e precisou digitar as infinitas planilhas de campo? Esta rotina implica em uma possibilidade de erro no que diz respeito aos valores de diâmetro ou altura digitados, identificação da espécie amostrada, dentre outros.

Com o Mata Nativa o profissional pode realizar a consistência dos dados de forma prática, rápida e segura. Este procedimento garante a geração de estimativas e resultados confiáveis.

Análise Avançada

No ambiente do software o profissional pode inserir modelos matemáticos para o cálculo do volume de madeira, bem como estimar o estoque de carbono presente na formação vegetal inventariada. Vale ressaltar que, a fórmula do volume cilíndrico já vem cadastrada no software.

Ademais, faz-se possível conhecer sobre a estrutura horizontal e vertical da floresta, obter os parâmetros de diversidade, dentre outros. De forma geral, pode-se inferir que, com os recursos que o Mata Nativa oferece, os gestores conseguem extrair insights mais profundos dos dados coletados.

Monitoramento Sustentável

Compreender a dinâmica de crescimento de uma floresta é de fundamental importância na gestão dos recursos. Para tanto, trabalha-se, idealmente, com o inventário florestal contínuo. Assim, cabe destacar que, a partir da utilização de uma ferramenta como o Mata Nativa, faz-se possível rastrear as mudanças nas condições florestais ao longo do tempo. A saber, tal procedimento é fundamental para avaliar a sustentabilidade da gestão florestal, identificar tendências negativas e tomar medidas corretivas. A saber, os cálculos realizados dentro da plataforma ficam salvos, o que permite ao usuário realizar consultas futuras.

Tipos de amostragem

Com o software, o profissional pode realizar os cálculos voltados para a amostragem casual simples, amostragem casual estratificada e inventário 100% (ou censo, como também é conhecido). Além disso, pode-se trabalhar com a amostragem casual dois estágios, amostragem por conglomerados, sistemática em um ou dois estágios, monitoramento e ponto quadrante.

Tomada de Decisão Informada

A tomada de decisões estratégicas se torna mais assertiva ao contar com o uso de softwares, como o Mata Nativa, para a coleta e processamento dos dados. Em outras palavras, a partir das informações obtidas, de forma ágil, confiável e precisa, os gestores florestais podem identificar áreas de intervenção prioritária, planejar colheitas de madeira de forma sustentável e implementar estratégias de conservação.

Mobilidade

Muitos profissionais se preocupam com a limitação de acesso na hora de fazer a adesão de uma ferramenta. Contudo, o Mata Nativa, no âmbito do inventário florestal, vem revolucionando esta problemática. Com o software, a preocupação de só poder acessar o projeto e realizar os processamentos no computador da empresa não é mais uma realidade. O que isso quer dizer? O Mata Nativa pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer computador, a qualquer hora.

Compartilhamento de projetos

O acesso ao projeto que você está trabalhando pode ser compartilhado com outras pessoas da equipe, sem a necessidade de obter mais uma licença. Mas seria isso uma preocupação? Claro que não! O armazenamento dos dados e arquivos se dá em uma plataforma segura na nuvem. Assim, mantém-se a integridade das informações, isto é, somente os usuários, com acesso autorizado, podem ter conhecimento sobre os projetos.

Ainda, considerando o fator segurança, os projetos cadastrados são automaticamente salvos na nuvem, ou seja, há uma garantia que os dados e cálculos realizados não se percam com eventual problema com o computador.

Resumo das funcionalidades

Que o Mata Nativa é um software de processamento já ficou claro. Mas, em síntese, quais são as funcionalidades?

O software permite, como supracitado, calcular a amostragem simples e estratificada. Contudo, ainda se faz possível obter: curva coletora ou curva de espécie; florística; diversidade; valor de importância; agregação, valoração; cálculo de árvores isoladas; método BDq; dentre outros.

Suporte

O time Mata Nativa, desenvolvedores, consultores e suporte técnico, está sempre em busca de melhorias. Nosso objetivo é propiciar uma ótima experiência no âmbito de processamento do inventário florestal, utilizando o software Mata Nativa. Assim, qualquer dúvida e/ou problema, basta entrar em contato com nossa equipe.

Além do suporte, de forma direta, entrando em contato com os consultores, o usuário também pode ter acessos aos conteúdos produzidos pelo blog. Usualmente, produz-se conteúdos na temática ambiental, legislação, licenciamento, inventário florestal, dentre outros.

Reconhecimento

Projetos bem feitos, realizados de forma eficiente, segura e dentro do prazo: maiores chances de reconhecimento. Assim, o profissional, que busca resultados de qualidade, está sempre antenado às novidades no setor de atuação. Para tanto, se você deseja ser um profissional de excelência, acesse agora mesmo o software Mata Nativa e comece a vivenciar boas experiências com o processamento do inventário florestal.

Considerações

O uso de um software para processamento de inventário florestal, como destacamos, oferece uma série de vantagens. Assim, com o Mata Nativa o usuário ganha em todos os sentidos: desde aprimorar a eficiência e precisão dos processos até permitir uma tomada de decisão mais informada e sustentável. A partir do uso de recursos que a inovação e tecnologia nos proporciona, a gestão florestal, elaboração de estratégias de conservação e manutenção dos ambientes naturais se tornam mais eficazes.

Tags:

Compartilhe:

Nos conte o que achou:

Veja também:

Siga o Mata Nativa

Autor(a)

Engenheira Florestal, redatora, mestre e doutoranda em Engenharia Florestal. Apreciadora da natureza e apaixonada pela ciência. Ao longo dos últimos anos, tenho trabalhado com inventário, manejo e biomassa florestal, estimativa de carbono e seus direcionadores, assim como na avaliação da dinâmica florestal. Atuei no levantamento de informações qualitativas e quantitativas em floresta natural de pinus (Idaho/EUA), bem como em vistorias ambientais em empresas produtoras de carvão vegetal e recuperação de áreas degradadas. Sou apaixonada por conteúdos sobre meio ambiente, com foco em conservação e preservação dos recursos naturais, dinâmica florestal e estoque de carbono. Amo trocar experiências e acredito que este seja o melhor caminho para o crescimento profissional e pessoal.
plugins premium WordPress